Gabriel Silva

Apelo pelo Paquistão:

In Justiça e Paz, Mestre Geral on 27/11/2007 at 15:13

«25 de Novembro de 2007
Festa de Cristo-Rei

Caros membros da Família Dominicana Mundial,

Os Dominicanos vivem e realizam o seu trabalho apostólico em 101 países, em todo o mundo. Muitos membros da nossa Família estão presentes em países afectados pela pobreza económica e pelos conflictos. Nas últimas semanas, estivemos especialmente preocupados com o povo do Paquistão e com a nossa Família Dominicana local. Estamos em oração e solidários com eles durante este tempo de crise.


A crise no Paquistão existe porque o Presidente do Paquistão, General Pervez Musharraf, declarou o Estado de Emergência no dia 3 de Novembro. Em consequência, a Constituição foi suspensa, os cidadãos paquistaneses viram-se privados dos seus direitos civis mais básicos, dezenas de juízes e magistrados do Supremo Tribunal estão em prisão domiciliária, e o povo deixou de ter acesso a canais de televisão independentes e a serviços noticiosos internacionais. Centenas de jornalistas, advogados e líderes políticos estão igualmente em prisão domiciliária ou mesmo em prisão efectiva. As Comunidades Cristãs sentem-se muito inseguras e ameaçadas. Os Bispos e os Superiores das congregações e institutos religiosos no Paquistão estão extremamente alarmados pela deterioração da situação no país.

Pedimos ao governo do Paquistão o levantamento do Estado de Emergência, a restauração da Constituição suspensa, a garantia do respeito integral dos direitos civis para todos, a libertação de todos os líderes políticos, jornalistas, advogados e também os juízes e suas famílias que estão sob prisão domiciliária. Que seja permitido o acesso livre aos meios de comunicação nacionais e internacionais. O retorno da democracia constitucional melhorará a imagem e posição do Paquistão no mundo.

Pedimos aos Dominicanos espalhados por todo o mundo, para continuarem a rezar pelo povo do Paquistão. Dominicanos, em países cujos governos possam influenciar o governo do Paquistão, pedimo-vos para solicitarem aos vossos governos para contactarem directamente o General Perez Musharraf, Presidente do Paquistão, insistindo no retorno á democracia constitucional no Paquistão, que os direitos humanos básicos sejam garantidos, que o sistema judicial seja restaurado, e que o povo não seja privado do acesso aos meios de comunicação locais e internacionais. Como crentes, entendemos que as consequências do actual Estado de Emergência e a suspensão da Constituição são inaceitáveis.

Recordados do Nosso Pai São Domingos, que chorou pelos sofredores, e da nossa irmã Catarina, que inspirou os líderes políticos do seu tempo, somos, o vosso irmão e irmã:

Carlos Azpiroz Costa OP.
Mestre da Ordem
e
Marie Fabiola Valesquez Maya OP
Coordenadora Internacional do DSI»

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: