Gabriel Silva

7ª Assembleia Europeia do Laicado Dominicano

In Internacional, Laicado, NOTÍCIAS on 09/06/2008 at 19:28

De 29 de Maio a 3 de Junho, decorreu em Trencianske Teplice, na Eslováquia, a 7ª Assembleia Europeia das Fraternidades Leigas de S. Domingos.

Mais de 40 delegados, representando 21 provincias e vicariatos de toda a Europa fizeram-se representar. O Mestre da Ordem não pode estar presente por razões da sua agenda, mas fez-se representar por 4 delegados: Fr. Rajmund Klepanec, assistente do M.O. para a Europa Oriental, Fr. Chris McVey, Promotor da Família Dominicana, Fr. Prakash Anthony Lohale, Promotor para a Justiça e Paz e Fr. David Kammler, Promotor para o Laicado dominicano. Acompanharam os trabalhos também o Prior Provincial e o Promotor do laicado da Eslováquia, acompanhados dos promotores vindos da Ucrânia, Portugal (Fr. João Leite), Suiça, Hungria, República Checa e Bélgica.

Tendo como tema «PREGAR NUM MUNDO SECULARIZADO», os delegados tiveram oportunidade de conhecer a realidade da presença e acção pregadora do laicado dominicano em cada província e país por intermédio de apresentações logo no primeiro dia dos trabalhos. Foi uma experiência muito rica, tornando-se evidente a riqueza e diversidade do panorama religioso, cultural e social da Europa. Com efeito, a presença dominicana nos diversos países abarca tão diferenciadas realidades, como a crescente descritianização, não apenas religiosa, como cultural em vários países (Espanha, Portugal, França, etc.), uma presença ainda muito relevante, como na Irlanda e Polónia, ou, pelo contrário, uma infíma parte em sociedades como as nórdicas, predominantemente protestantes, ou na Rússia, Ucrânia e Bulgária, de maioria ortodoxa.

Foram apresentadas duas comunicações, uma por Thomas Machula, leigo dominicano, professor de teologia e filosofia da República Checa, o qual abordou os fundamentos bíblicos e teológicos da múnus da pregação laical. Já Anne Marie Lee, da Irlanda, fez uma apresentação que incluía vários exemplos práticos de diferentes formas de pregação, fruto da sua experiência de pregadora leiga. Ambas as comunicações serviram de mote para uma intensa troca de ideias e discussões sobre a pregação laical nas sociedades em que nos situamos, com as diferentes características, próprias de um continente tão diverso, mas que podem servir de inspiração, exemplo, aprendizagem e motivação para cada uma das províncias presentes.

Foram ainda apresentados os relatórios de actividades do ECDLF por parte do presidente cessante, bem como o relatório financeiro, tendo este suscitado debate sobre novas formas e estratégias de auto-financiamento e recolha de fundos que se deverão implementar num futuro próximo, atendendo ás necessidades de funcionamento e projectos em execução.

Estiveram presentes delegados vindos da Irlanda, Suécia, Finlândia, Portugal, Alemanha, Ucrânia, Rússia, Eslováquia, Hungria, Itália, França, Espanha, Suíça, Holanda, Bélgica, Croácia, Polónia, República Checa, e Bulgária, representando aproximadamente 9 mil leigos dominicanos, membros da Ordem dos Pregadores.

Fr. David Kammler apresentou o seu relatório, com especial incidência sobre o Congresso Mundial de Leigos Dominicanos que ocorreu em Maio do ano passado em Buenos Aires, bem como sobre os seus frutos, com especial destaque para as novas Declarações Gerais do Mestre da Ordem. Patricia Kelly, representante europeia no ICDLF deu conta das actividades desenvolvidas por aquele organismo internacional no último ano e apresentou perspectivas sobre o trabalho a desenvolver até à próxima Assembleia Mundial a realizar previsivelmente apenas em 2017.

No último dia da assembleia realizaram-se eleições para o novo Conselho Europeu, tendo sido eleitos Anja Andersson da Alemanha, Gabriel Silva (reeleito), de Portugal, Annne Marie Lee, da Irlanda, Benedicte Van Damme da Bélgica e Jean François de França. Para além deste membros, fazem parte, por coaptação, Fr. David Kammler, Promotor Geral do Laicado e Patricia Kelly da Irlanda, como representante europeia no ICDLF – International Council of Lay Dominican Fraternities (conselho mundial do laicado) até 2010, ano em que terminará o seu mandato, sendo então substitída por Eva Kameniarová, da Eslováquia.

Fotos de Fr. Philipe McShane OP

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: