Gabriel Silva

Novo Delegado permanente da Ordem junto da ONU

In Internacional, NOTÍCIAS on 15/07/2008 at 09:06

Roma, 24 de Maio 2008

Festa da Trasladação de São Domingos

Aos Provinciais, Vice Provinciais, Vigários Gerais, Prioras e Superioras Gerais das Congregações da Ordem e às Comissões Internacionais

Ref: Actas do Capítulo Geral de Bogotá 2007, No 71:

O Delegado permanente da Ordem

na Organização as Nações Unidas em Genebra

Queridos irmãos e irmãs

Como sabem, depois de ter estabelecido a ONG (organização não governamental) «Dominicanos para a Justiça e Paz» na Comissão de Directos Humanos das Nações Unidas em Genebra, e depois de ter cooperado durante mais de dez anos com «Franciscanos Internacionais», Fr. Philipe LeBlanc regressou á sua Província. Antes da sua partida, a estrutura organizativa das Nações Unidas também mudou de uma comissão que se reunia duas vezes por ano para um Conselho que trabalha de forma permanente. Não foi fácil substituir alguém como Philippe, mas de facto tivemos sucesso ao encontrar um sucessor muito idóneo: Fr. Olivier Poquillon, da Província de França. Olivier é advogado, especialista em Direito Internacional. Não apenas tem uma boa experiência por ter trabalhado com Philippe em Genebra, mas também viveu e trabalhou no Iraque.

A ligação com «Franciscanos Internacionais» também foi alterada. Olivier é agora «Delegado Permanente da Ordem Dominicana na ONU (Nações Unidas)» e o nome da delegação é actualmente «Rede Dominicana».

O Delegado Permanente da Ordem na ONU tem a sua sede em Genebra. Ele está ao serviço da Ordem e nesta tarefa específica que lhe foi pedida, deseja apoiar-se especialmente nos irmãos e irmãs comprometidos no seu trabalho de missão. A sua tarefa é levar a cabo a missão da Ordem representando-a nas Nações Unidas: mais especificamente, em «influir nas políticas dos Estados a partir de uma visão evangélica: apoiar os apostolados da Ordem; estar ao serviço da Ordem; servir os homens e mulheres do nosso tempo; e procurar resultados concretos no terreno sobre assuntos tratados nas Nações Unidas.»

Os objectivos da delegação são «responder em tempo real a petições de apresentação e/ou mediação na missão diplomática correspondente e/ou organismo da ONU, em relação a situações críticas de países onde os membros da Ordem estão envolvidos; estabelecer ligação com membros da Ordem que trabalham em temas específicos (migrações, infância, saúde, tortura, direito ao desenvolvimento) para desenvolver possibilidades de mediação naqueles campos dentro do sistema da ONU; desenvolver um programa de práticas, em colaboração com a Comissão de Justiça e Paz da Ordem; desenvolver e aprofundar a análise; estabelecer um diálogo com irmãos e irmãs envolvidos «no terreno», associando-os com o trabalho da Delegação para alcançar um máximo impacto; formular declarações/posições para posterior apresentação e/ou mediação a nível internacional; desenvolver e reforçar relações e laços internos e externos, sobretudo com outros grupos credíveis; partilhar informação «em tempo real», com a Ordem em questões apresentadas ou planeadas na ONU; informar os respectivos Sócios (membros do Conselho Geral da Ordem), Promotores Gerais e Provinciais, sobre questões no âmbito das suas competências.

A tarefa imediata do Delegado Permanente da Ordem junto da ONU será o de melhorar a interacção neste campo, alargando-o a mais irmãos e irmãs; cooperando com a presença da ONG da DLC (Conferência de Líderes Dominicanos) em Nova York; assim como relacionar-se com outras organizações dentro da ONU.

Temos nas nossas mãos um maravilhoso instrumento ao serviço da Ordem e escrevo-lhes, não apenas para comunicar a nova situação, mas também para que tal seja conhecido dentro das Províncias e entidades da Ordem. Agradeço especialmente o trabalho de Philippe LeBlanc, verdadeiro pioneiro nesta missão e a Olivier por assumir esta importante e delicada tarefa.

O seu êxito depende da interacção entre provinciais, prioresas, promotores de JP, e sobretudo entre a estrutura da ONU e aqueles nossos irmãos e irmãs comprometidos directamente na missão. Este instrumento está agora nas vossas mãos.

Olivier pode ser contactado em olivier.poquillon@un.op.org

O site da Delegação é http://www.un.op.org

Fraternalmente em São Domingos

Frei Carlos A Azpiroz Costa OP

Mestre da Ordem

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: