Gabriel Silva

Nova Superiora Geral das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena

In Congregações, NOTÍCIAS on 18/07/2008 at 08:47

A irmã Rita Maria Nicolau é a nova superiora geral das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena. Reunidas em Capítulo Geral, em Fátima, até ao final deste mês, as irmãs elegeram também os elementos que compõem o conselho geral desta congregação nascida em Portugal.
Em declarações à Agência ECCLESIA, a nova superiora geral sublinha é fundamental “olhar para os desafios no nosso tempo”. E exemplifica: “Interculturalidade; globalização, a opção preferencial pelos pobres, os novos lugares de fronteira e a falta de vocações”.
Fundada em Lisboa, por Teresa de Saldanha, em 1868, esta congregação é constituída por três províncias. A irmã Rita Nicolau tem 61 anos e nasceu na Benedita (Alcobaça). Foi eleita para os próximos seis. A superiora geral já trabalhou nas missões em Angola.
Ao longo do capítulo serão revistas também as Constituições da Congregação.
Para o próximo sexénio, a irmã Rita Nicolau pretende que a congregação seja “cada vez mais unida e que haja um Pentecostes na congregação”.
Este Capítulo é momento privilegiado para “revermos o presente, à luz do passado, construído com ousadia e coragem” pela fundadora, cujo processo de canonização está a decorrer em Roma, de modo a “respondermos com genuína criatividade carismática aos desafios do futuro, reassumindo assim a missão essencial de fermento, sinal e profecia” – disse. E confessa um desejo: “gostaria muito que a nossa fundadora fosse canonizada nos próximos seis anos”. O processo não depende “de nós”, mas “rezamos para um milagre de Madre Teresa de Saldanha” – frisou.

Fonte: Agência Ecclesia

Anúncios
  1. boa noite

    Gostaria muito de saber mais sobre esta congregação,como o faço?

    Obrigada

    Teresa Ferreira

  2. A congregação aceita jovem com 38anos?Fiz uma experiencia na vida religiosa ,cheguei até o noviciado.Tem a possibilidade de conhecer e fazer uma experiencia? Faz 4 anos que sai de minha experiencia que fiz..Desde já agradeço.

  3. boa noite

    querida irmã Rita Nicolau, meu nome é Catarina e sou mãe de três meninos que frequentam o Colégio de São José em Coimbra e é com muita tristeza fiquei ao saber que o Colégio ia fechar.
    Eu desde de muito pequena que acredito que os milagres existem, porque aos meus 18 meses de idade,minha mãe guardou uma caneca de alumínio com óleo a ferver para depois voltar a utilizar.
    Sem que ela visse peguei nessa caneca e bebi ficando com queimaduras graves na minha cara onde eram as queimaduras com eu ia ficar para toda a minha vida, palavras ditas pelo médico.
    Meus pais não tinham posses para uma cirurgia plástica, então a minha mãe muito angustiada com todo o meu sofrimento deixando-me no hospital sozinha decide ir pedir a minha querida Santa Maria Adelaide um milagre para que ao menos as queimaduras da minha face ficassem curadas e esse milagre aconteceu, fiquei com a minha cara limpinha em que até os ficaram incrédulos pois até eles disseram á minha mãe ” isto é um milagre” como foi possível ela ficar sem nada na face.
    Deus é AMIGO de todos nós, nunca me desamparou e penso que também não o fez a vós, ao longo da minha vida e acho e tem me ajudado mediante as suas posses, não vou pedir muito, mas peço que tentem reflectir da vossa decisão e ajudem nos a encontrar uma solução para os nossos meninos.

    Com carinho me despeço
    Catarina Valença

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: