Gabriel Silva

REUNIÃO DO NOVO CONSELHO EUROPEU DAS FRATERNIDADES LEIGAS DOMINICANAS

In Internacional, Laicado, NOTÍCIAS on 03/11/2008 at 11:19

Bruxelas, 23-26 de Outubro de 2008

 Os cinco membros do Conselho Europeu das Fraternidades Leigas Dominicanas (ECDLF) eleitos em Trenčianske Teplice em Junho de 2008 reuniram-se na Comunidade Internacional Dominicana de  Bruxelas entre 23 e 26 de Outubro. PATRICIA KELLY, actual coordenadora do Conselho Internacional das Fraternidades Leigas Dominicanas (ICLDF) e Fr. DAVID KAMMLER, Promotor Geral do Laicado Dominicano na Cúria geral dominicana em Roma, também participaram na reunião que deu lugar a um intenso trabalho de análise e reflexão.



1. De modo unânime, o Conselho agradeceu calorosamente à Província da Eslováquia pela frutífera e envolvente Assembleia Europeia que tão bem organizaram em Trenčianske Teplice de 29 de Maio a 3 de Junho de 2008.

2. De acordo com os Estatutos do ECDLF, as tarefas dentro do Conselho Europeu foram distribuídas, por votação secreta, da seguinte forma:

GABRIEL SILVA, Portugal, reeleito presidente;
BENEDICTE JEREBZOFF-VAN DAMME, Bélgica, eleita secretária;
ANJA ANDERSEN, Alemanha, eleita tesoureira;
ANNE-MARIE LEE, Irlanda, eleita responsável pela formação;
JEAN-MICHEL SOLENTE, França, eleito responsável pela comunicação.

3. Após as eleições, o Conselho procedeu à passagem das tarefas de administração entre a tesoureira cessante NIKOLETT MURANYI (presente na tarde de sábado, 25), e a nova tesoureira, ANJA ANDERSEN.

4. A concepção do website do ECDLF será da responsabilidade de GABRIEL SILVA, que se encarregará da sua actualização. As minutas da Assembleia Europeia de Trenčianske Teplice, em francês e inglês, serão enviadas proximamente por email ou por correio aos participantes na Assembleia e aos Presidentes das Províncias e Vicariatos da Europa por BENEDICTE JEREBZOFF-VAN DAMME. As Actas completas, compreendendo as minutas, e o conjunto de anexos (relatórios, comunicações, apresentações das diferentes províncias e vicariatos, homilias, fotografias), serão disponibilizadas durante Dezembro próximo pelo secretariado do ECDLF sob a forma de um CD ou em formato papel. Será igualmente possível descarregar tais Actas no site do Conselho Europeu. Outras informações mais precisas sobre este assunto serão enviadas em breve.

5. Um questionário será proximamente enviado às 27 Províncias e Vicariatos europeus de forma a melhor conhecer as necessidades locais, receber sugestões e questões, bem como orientar a escolha do tema da próxima Assembleia, prevista de se realizar em 2011. Foi sugerido que um serviço de imprensa seja disponibilizado na próxima Assembleia.

6. A questão dos Arquivos do ECLDF foi tida em conta, na medida em que se trata da memória viva e como tal essencial à nossa acção como comunidade dominicana. Será necessário encontrar um lugar para a sua instalação em segurança. Roma ou Bolonha seriam, por razões simbólicas, as localizações ideais. Esta preocupação insere-se na necessidade da instalação de uma sede permanente que seria utilizada conjuntamente pelo Conselho Europeu e pelo Conselho Internacional das Fraternidades. Terá igualmente de se dar um estatuto jurídico ao ECDLF. Contactos serão estabelecidos nesse sentido.

7. O projecto de recolher testemunhos e práticas de pregação laical dominicana, decidido na Assembleia Europeia de Trenčianske Teplice, foi já objecto de uma reunião, em Roma, durante Outubro entre BENEDICTE JEREBZOFF-VAN DAMME, GUIDO VAN DAMME, RUTH HENDERSON e Fr. DAVID KAMMLER. Está previsto criar em 2009 um site na internet intitulado «A aventura da pregação : os contributos dos leigos», onde será possível inserir as vossas colaborações. Serão informados regularmente da evolução deste projecto.

8. As questões resultantes das resoluções aprovadas na Assembleia Europeia relativas às quotizações provinciais e ao acompanhamento dos membros mais idosos das nossas Fraternidades foram analisadas.

9. O Conselho exprimiu a sua preocupação face à ausência em Trenčianske Teplice de representantes de algumas províncias e vicariatos e convida estes a colaborarem com o ECDLF, estrutura europeia de ligação e comunicação das Fraternidades Leigas da Ordem dos Pregadores.

10. A próxima reunião do Conselho Europeu será em Paris de 4 a 7 de Junho de 2009.

Na última noite da reunião em Bruxelas, teve o Conselho Europeu ocasião de confraternizar com leigos, membros de algumas Fraternidades do Vicariato da Bélgica-Sul e com os frades do convento que calorosamente os recebeu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: