Gabriel Silva

O Rosário, “Oração da Igreja”

In Espiritualidade on 23/11/2008 at 16:30

De todas as devoções em honra de Nª. Senhora a oração diária do Rosário tem sido a mais «recomendada pelo Magistério da Igreja no decurso dos séculos»; por isso, o Concílio do Vaticano II quer «que a tenhamos em grande estima» (Lumen Gentium, 67). Os últimos Papas têm sido incansáveis arautos do Rosário: em encíclicas, em audiências, e com o próprio exemplo. João XXIII, o Papa do Concílio, declarou que «o Rosário tem o seu lugar, para os sacerdotes, logo depois da Missa e do Breviário; para os leigos, logo depois dos Sacramentos». Ele próprio nunca terminava o seu dia sem completar o Rosário.

A Igreja tem por única missão guiar-nos pelo caminho da salvação; e continua a recomendar-nos a oração do Rosário. Porquê? O Espírito Santo, que a orienta, bem sabe porquê e para quê: é porque está aí um grande Tesouro da Igreja – para o bem de toda a Igreja. Sim, o Rosário, ainda que não seja oração litúrgica, é «Oração da Igreja».

O Rosário é «Compêndio do Evangelho», sintetiza a Mensagem de Fátima, até porque esta cabe no Evangelho e se reduz àquela recomendação da Virgem Maria em Caná: «Fazei o que Jesus vos disser» (Jo 2,5). A isso mesmo nos quer levar a oração do Rosário.

A Mensagem de Fátima: é o apelo à penitência e oração – este apelo é feito por Jesus no Evangelho e renovado por Nossa Senhora de Fátima. Consta de três pontos fundamentais: oração, penitência e devoção ao Imaculado Coração de Maria. Ora, todos esses três pontos alcançam-se através do Rosário autêntico: por isso, esta oração diária foi a recomendação mais insistente de N. Senhora de Fátima.

rosarioOração: «Rezai, rezai muito … Rezem o Terço todos os dias»: não de qualquer modo, mas sim «orando em espírito e verdade» (Jo 4,23). Oração moldada no Evangelho, o Rosário autêntico leva-nos, através de Jesus e Maria, até Deus: para melhor O conhecermos (meditando os Mistérios), melhor O amarmos (rezando) e melhor O servirmos (praticando a lição dos Mistérios). Assim, o Rosário é um meio de salvação.

Penitência: arrependimento, conversão, reparação. «É preciso que se emendem, que peçam perdão dos seus pecados… Não ofendam mais a Nosso Senhor… Fazei sacrifícios pelos pecadores». O Rosário leva-nos à verdadeira penitência, pois o Mistério que aí celebramos é uma constante destruição e reparação do pecado; e o que pedimos é o perdão das ofensas, o auxílio na tentação, a libertação de todo o mal. E assim oramos por nós e por todos os pecadores, em espírito de reparação do Imaculado Coração – alma da Mensagem de Fátima. «Para salvar as almas, Deus quer estabelecer no Mundo a devoção ao meu Imaculado Coração». O Rosário é uma oração de intercessão, que passa pelo Coração de Maria. O Rosário é, depois da Liturgia, a grande homenagem ao Coração Imaculado de Maria, como nossa Medianeira junto de seu Filho e, com Ele, junto do Pai.

Devoção ao Imaculado Coração de Maria – toda a Mensagem de Fátima é o regresso a Cristo-Salvador por meio do Coração Imaculado de Maria; é, em suma, a SSmª. Virgem apontando-nos o Mistério da Salvação realizado por Cristo e celebrado no Rosário. Isto não quer dizer que chega «rezar o Rosário», mas é preciso vivê-lo: quem celebrar e viver o Rosário autêntico realiza a Mensagem de Fátima. E só então se cumprirá a promessa da Mãe do Céu: «Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará».

Tal é o significado daquela imagem da Senhora – com o rosário nas mãos: como que a sintetizar no rosário toda a sua Mensagem de Fátima, a celestial Mensageira, no último dia, assinou todas as suas aparições com o seu título de «Senhora do Rosário»: assinatura que foi reconhecida com o Sinal de Deus o milagre do Sol.

Fr. José Carlos Vaz Lucas, op

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: