Gabriel Silva

Albert Nolan, Mestre em Teologia Sagrada

In Internacional, NOTÍCIAS on 02/12/2008 at 15:29

 
nolan2

O Mestre da Ordem dos Pregadores, Fr. Carlos Azpiroz, conferiu a Fr. Alberto Nolan, o grau de Mestre em Teologia Sagrada, em reconhecimento da sua significativa contribuição à investigação e debate teológico.

Numa cerimónia na qual participaram mais de 100 pessoas, celebrada a 15 de Novembro na Escola de S. Vicente, em  Joanesburgo, o Provincial do Vicariato Sul-Africano, Fr. Mark James, em nome de Fr. Carlos Azpiroz entregou a Fr. Albert Nolan o referido reconhecimento, o mais alto em excelência em ciências sagradas dentro da Ordem.

Na ocasião, Fr. Albert Nolan  proferiu uma conferência, intitulada «A esperança num tempo de desesperança» na qual descreveu o caminho da esperança à desesperança (sentimento dominante no mundo de hoje, no seu entender), não como um desastre, mas como uma oportunidade para o desenvolvimento da esperança genuinamente cristã. Destacou que a esperança cristã não se encontra na razão, na ciência, na tecnologia, nem em instituições humanas (partidos políticos, igrejas ou governos), nem em ideologias ou em nós mesmos, mas sim no bem comum. Realçou que «quando colocamos a nossa fé em Deus débil e que sofre, que está entre as vítimas e nos que sofrem, Deus omnipotente é revelado, não com o poder da força ou da coacção, mas sim com o poder da compaixão e do amor». Concluiu expressando que «como cristãos, esperamos com a esperança, incluindo onde não há sinais visíveis de esperança». «Quando enfrentamos a escuridão com a confiança em Deus e com esperança, coisas assombrosas podem acontecer», assegurou.

Pela sua parte, na carta de atribuição, o Mestre Geral destacou, referindo-se a Fr. Albert, que «a sua própria vivência do Evangelho e a sua participação intensa em combates pelas liberdade e pela justiça (na África do 

Sul) são a força motriz da sua criatividade teológica».  «Como toda a teologia que surge do verdadeiro compromisso com situações concretas, o seu pensamento demonstrou ter valor universal. A sua teologia é verdadeiramente católica», afirmou. Fr. Carlos destacou que nos livros sobre Jesus (o mais recente é «Jesus Hoje: Uma espiritualidade de liberdade radical» [recentemente publicado em Portugal] ), «transmite uma ideia maravilhosa a muitas pessoas sobre o lugar que Jesus pode ter nas suas vidas». Concluiu propondo Fr. Albert Nolan como modelo para as novas gerações, de como se pode fazer teologia e dar resposta a grande questões provenientes da realidade do nosso mundo actual.

Fonte: DSI.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: