Gabriel Silva

NOTÍCIA E APELO DOS CRISTÃOS DA ÍNDIA

In Internacional on 03/12/2008 at 13:24

 

2 DE OUTUBRO DE 2008 – Aniversário do nascimento de Gandhi

A IGREJA- OS SEUS SACERDOTES E IRMÃS E OUTROS CRISTÃOS ESTÃO DEBAIXO DE ATAQUE EM 12 ESTADOS/PROVÍNCIAS DA INDIA:

BIHAR, CHHATTISGARH, JHARKHAND, KARNATAKA, ORISSA, KERALA, MADHYA PRADESH, NEW DELHI, PUNJAB, UTTARPRADESH,TAMIL NAIDU, UTTARKHAND

No dia 16 de Agosto de 2008, O Fr.  Thomas Pandippally, da Congregação de María Imaculada empapou o solo com o seu sangue quando foi martirizado às mãos de extremistas hindus em Orissa, Índia, precisamente porque ele era cristão. Foi apenas o princípio. O jornal «Notícias de Ásia» relata que a violência anti-cristã está em crescendo. Desde 24 de Agosto de 2008, 59 cristãos foram assassinados 18.000 feridos, 177 igrejas destruídas ou danificadas, 4.300 lugares incendiados e 13 escolas e colégios destruídos.

O «Conselho Toda a Índia Cristã» fornece o seguinte relatório sobre a situação em todos os Estados da Índia onde a onda de perseguições se tem feito notar mais:

ORISSA: 14 distritos afectados; 300 aldeias destruídas; 4,300 casas incendiadas; 50,000 pessoas desalojadas das suas casas; 57 assassinados; 10 Sacerdotes/Irmãs feridos, 2 mulheres violadas; 18,000 homens, mulheres e crianças feridos; 149 igrejas bem como 13 escolas e colégios destruídos.

KARNATAKA: 4 distritos devastados; 19 igrejas atacadas: 20 Irmãs e outras mulheres feridas. KERALA: 3 igrejas atacadas.  MADHYA PRADESH: 4 igrejas atacadas. DELHI: 1 igreja destruída; atentados cometidos contra outras 4. TAMAIL NADU: 1 igreja atacada. UTTAR PRADESH: Duas pessoas , um sacerdote idoso e um seu empregado foram assassinados. (Para um relato completo, por favor veja: Lista de ataques a Cristãos na India durante o último mês em http://indianchristians.in/news/component/option,com_frontpage/Itemid,1/

Alterados e entristecidos pelos incidentes de extrema violência cometidos recentemente contra a comunidade Cristã em varias partes do país, os membros da Família Dominicana de todo o mundo expressam o seu total desacordo com a apatia e inacção do Governo central e dos governos dos Estados afectados.  

Membros da nossa Família Dominicana estão entre a população cristã que está a ser perseguida na Índia. Temos uma Província de Frades, seis Congregações apostólicas, um mosteiro de Monjas e várias Fraternidades de Leigos. À luz da actual crise, pedimos aos Dominicanos de todo o mundo que escrevam aos seguintes responsáveis:

 

Madam Pratibha Patel

President of India

Rashtrapati Bhavan,

New Delhi INDIA

FAX (91) 11-2301 7290 or

(91) 11-2301 7824

presidentofindia@rb.nic.in

Dr. Manmohan Singh

 

Prime Minster of India

Prime Minster’s Office,

South Block, Raisina Hill,

New Delhi 110 011 INDIA

FAX (91) 11-2301 9545 or

(91) 11-2301 6857

pmosb@pmo.nic.in

 

Chairperson

National Human Rights

Commission, Faridkot House,

Copernicus Marg,

New Delhi10001 INDIA

FAX (91) 11 2338 4863

covdnhrc@nic.in;

chairnhrc@nic.in, ionhrc@nic.in;

 

Também pedimos que contactem os representantes diplomáticos da Índia no vosso país.

Enviamos a seguinte carta como exemplo ou modelo, para que a usem nas vossas comunicações:

 

Exmo Senhor (nome):

Dirigimos-vos com profunda preocupação sobre a violência comunitária que se tem manifestado no distrito de Khandhamal em Orissa desde à alguns meses. A violência provocou já a morte de pessoas, ferimentos em muitos e milhares de pessoas desalojadas das suas casas.

Muitas habitações foram incendiadas e saqueadas. Centenas de pessoas fugiram para os bosques. As vítimas dessa violência são cristãos. A Igreja, como um todo, os seus sacerdotes, as suas religiosas, e os leigos cristãos estão debaixo de ataque em 12 Estados: Bihar, Chhattisgarh, Jharkhand,

Karnataka, Orissa, Kerala, Madhya Pradesh, New Delhi, Punjab, Uttar Pradesh, Tamil Naidu, Uttarkhand.

A frequência dos ataques e o modo como foram levados a cabo revelam a existência de um perigoso plano de algumas forças para eliminar os Cristãos e aniquilar o cristianismo.

O Estado falhou no seu dever de proteger os direitos dos Cristãos – protecção da vida e da liberdade individual, liberdade de consciência, liberdade de profissão, prática e propagação da religião – os mesmos direitos proclamados na Constituição do país (Artigos 21 e 25) e no Convénio Internacional de Direitos Civis e Políticos (ICCPR Artigos 18 e 27) do qual o Governo da Índia é signatário.

A Antiga civilização da Índia está a ser humilhada e os valores como o da Verdade, da Tolerância e dos Respeito pelas Religiões que a Índia preservou zelosamente durante séculos, estão a ser destruídos.

O bom nome da Índia perdeu o seu brilho e colorido e a sua imagem secular e democrática foi seriamente danificada diante da comunidade internacional. Estes recentes acontecimentos em várias partes do país colocaram em causa os altos ideais e princípios que os nossos sábios e santos líderes e a visão que os nossos guias tanto amaram.

Recentemente celebrou-se o aniversário do nascimento de Gandhi: um dia muito especial não apenas para a Índia, mas também para o mundo inteiro. As Nações Unidas declararam essa data – 2 de Outubro – como «Dia internacional da Não-Violência». A actual crise na Índia –  e noutras partes do mundo – exige que as pessoas de Boa Vontade trabalhem para recuperar o compromisso de Gandhi para a transformação da sociedade sem violência.

 

Neste contexto, fazemos um apelo para que tome as medidas adequadas a:

 

 – Proteger os direitos, a vida e as propriedades dos cristãos em Orissa e em outros estados;

 – Providenciar ajuda imediata e compensação adequada às vítimas, de acordo com o ICCPR, Artigo 2.3.1;

 – Assegurar a paz e a harmonia nos Estados afectados para que o povo possa viver sem temor e praticar livremente a sua fé;

 

Com os melhores cumprimentos

 

(assinatura e endereço)

 

 

Em São Domingos e Catarina

Prakash Lohale OP e Toni Harris OP,

Co-Promotores Internacionais de JP

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: