Gabriel Silva

Mistérios para o mês de Janeiro: Dedicado ao Santo nome de Deus

In Espiritualidade, Secretariado Nacional do Rosário on 01/01/2009 at 10:35

O nome de Deus é santo e santo é também o nome divino de Jesus Cristo, nosso Salvador. Cantando as glórias deste nome bendito, a Igreja revela-nos as grandezas do Verbo Encarnado, que veio ao mundo para salvar a humanidade pecadora, infundindo nas almas a unção da graça divina.

Os nomes de Jesus e de Cristo significam, respectivamente, Salvador e Ungido ou cheio da plenitude da vida divina. Não foi dado aos homens outro nome pelo qual nos possamos salvar, segundo a pregação de S. Pedro (Act 4, 12). No dia da Circuncisão, diz-nos o Evangelho, «foi-lhe dado o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno». Como diz S. Paulo, o nome de Jesus é superior a todos os nomes: «Ao nome de Jesus se dobrem todos os joelhos, os dos seres que estão no céu, na terra e debaixo da terra» (Fl 2, 10).

Apresentemos a Deus Pai as nossas intenções

Caríssimos irmãos: imploremos a misericórdia de Deus para toda a Humanidade, rogando–Lhe, confiantes: Por intercessão de Maria, ouvi-nos, Senhor!

Pelo Santo Padre Bento XVI e por todo o Colégio Episcopal, para que a SS.ma Virgem os proteja e abençoe sempre na sua missão apostólica, oremos ao Senhor.

Pela Santa Igreja, para que, à luz do Evangelho e com ao auxílio de Maria, os homens encontrem nela a vida em plenitude e as respostas às suas legítimas aspirações, oremos ao Senhor.

Por todos os Rosaristas, para que, rezando devota e fervorosamente o Rosário, unidos sempre a Maria, sigam os sublimes exemplos que contemplam nos seus mistérios, oremos ao Senhor.

Pelos nossos irmãos e irmãs defuntos, de modo especial pelos devotos do Rosário, para que, pelos méritos infinitos da vida, paixão e morte de Jesus, e por intermédio de Maria, sejam conduzidos à glória celeste, oremos ao Senhor.

Oremos: Deus de infinita bondade, que nos destes como Salvador o vosso Filho Unigénito, feito homem no seio da sempre Virgem Maria, concedei-nos que, à semelhança da sua santíssima Mãe, pela santidade de vida, O tenhamos sempre connosco na vida presente e venhamos a gozar, depois, na sua companhia, da eterna glória.  Por N. S. J. C.

Mistérios Gozosos (segundas e sábados)

1. A anunciação do Anjo a Nossa Senhora – Tu conceberás e darás à luz um filho. No seio puríssimo de Maria, o amoroso desígnio do Pai encontrou um abrigo. Senhor, pela tua palavra, purifica os nossos corações para que o teu Filho neles estabeleça o seu trono, onde se sentará como rei pleno de ternura.
2. A visita de Nossa Senhora a Santa Isabel – Donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?! Após haver concebido, Maria transmite uma alegria que o mundo não pode dar. Que nos nossos encontros possamos descobrir sempre a graça dum rosto que nos é enviado pelo Senhor.

3. O nascimento de Jesus em Belém – Vamos a Belém ver o que o Senhor nos deu a conhecer. O Natal é uma oportunidade para desenvolvermos as nossas capacidades. À falta de ouro, incenso e mirra, ofereçamos ao Menino Jesus o tesouro das nossas boas obras e das nossas orações.

4. A apresentação do Menino Jesus no Templo – Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor. Ao ser circuncidado, Jesus começa já a derramar o seu sangue para entrar na Morada de seu Pai…

5. O encontro do Menino Jesus no Templo, entre os doutores – «Estavam estupefactos com a sua inteligência». Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações: dai-me, Senhor, as necessárias disposições para cumprir os vossos mandamentos, e destruí as paixões que me cegam mesmo com a vossa luz.

Mistérios Luminosos (quintas-feiras)

1. O Baptismo de Jesus no rio Jordão – Sobre Ele descerá o Espírito do Senhor. Nós vivemos diariamente da palavra da graça pronunciada sobre nós no dia do nosso baptismo. Concede-nos, Senhor, a perseverança na fé e a constância na caridade, sem as quais a vida não é verdadeira vida.

2. A revelação de Jesus nas Bodas de Caná – No banquete acabara-se o vinho. Os cálices das nossas festas ficam vazios, se Jesus os não enche. Não os enchamos e ilusórias alegrias, e peçamos a Jesus nos torne vasos de eleição.

3. O anúncio do Reino de Deus. Um convite à conversão – Vós sois a luz do mundo. Como somos felizes por termos sido evangelizados por Jesus! Escutemos a mensagem para amarmos o mensageiro; ouçamos o que Ele diz, a fim de conhecermos quem Ele é. Ó Jesus, manso e humilde de coração, Tu tens palavras de vida eterna!

4. A Transfiguração de Jesus no Tabor – Despertando, viram a glória de Jesus. A visão da tua glória é prometida aos que permanecem vigilantes, e não aos que adormecem. Senhor, não permitas que adormeçamos, e mantém-nos atentos ao menor sinal do teu amor, para descobrirmos tudo o que procede de Ti.

5. A instituição da Eucaristia na última Ceia de Jesus com os Apóstolos – É em tua casa que vou celebrar a Páscoa. Páscoa significa passagem. Jesus passa deste mundo para o Pai, e leva-nos consigo por este Sacramento santíssimo. Senhor, que eu deixe este mundo sem saudades! E que depois das minhas comunhões eu parta sempre contigo no coração!

Mistérios Dolorosos (terças e sextas)

1. A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras – Não como eu quero mas como Tu queres.A obediência de Jesus escondeu-se na vontade do Pai. Senhor, retira dos nossos lábios as falsas orações. Que sejamos dóceis à tua vontade e aceitemos o que nos pedires para a nossa salvação e a dos nossos irmãos.
2. Jesus flagelado – Os lavradores lavraram sobre as minhas costas. Senhor, das tuas chagas germinou a vida nova. Concede-nos que não julguemos quando sofremos injustiças. Que não sejamos tentados a vingar-nos. Então far-te-emos companhia na tua Paixão.

3. Jesus é coroado de espinhos – Tu coroás-te-l’O de glória e de esplendor. Se vês Jesus com os olhos da fé, os teus olhos contemplarão o rei da beleza. Reina sobre nós com o poder da tua Paixão, Senhor, e concede-nos a humildade, a fim de nos submetermos a um rei crucificado.

4. Jesus a caminho do Calvário com a Cruz – O Senhor guia os meus passos. Flagelado quase até à morte, esmagado sob a cruz e escarnecido pela multidão, Jesus prossegue o seu caminho até ao Calvário. A força vem-Lhe do amor a seu Pai e aos seus irmãos. Dá-nos, Senhor, um pouco dessa força, o suficiente para abrirmos, depois de Ti, a porta do Reino…

5. A crucifixão e morte de Jesus – Crucificaram com Ele dois bandidos. Senhor, quiseste ser crucificado e rodeado de dois salteadores. Que o meu lugar seja o do ladrão, para estar mais perto de Ti! Se sou um ladrão, que seja o ladrão do Céu!

Mistérios Gloriosos (quartas e domingos)

1. A Ressurreição de Jesus – Fica connosco, pois o dia já está no ocaso. A Páscoa do Senhor acende uma luz que jamais se extinguirá. Louvemo-l’O, pois não abandona os seus amigos no sepulcro. Voltemo-nos para Jesus, o caminho, a verdade e a vida; e, na sua ressurreição vejamos a realização da nossa esperança.
2. A Ascensão de Jesus ao Céu – Nós temos um sumo sacerdote, ministro do verdadeiro santuário. Cristo-sacerdote introduz os seus filhos no templo onde se celebra o verdadeiro culto do Deus vivo. Peçamos-Lhe a graça de participarmos com fervor na santa Missa, à qual Ele próprio preside pelos seus irmãos.

3. A descida do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos reunidos, em oração, no cenáculo – O Espírito me glorificará. Quando o Espírito Santo estabelece em nós a sua morada, tornamo-nos outros «Cristos» e podemos clamar «Abba, Pai!». Senhor, pelas nossas relações fraternas, transforma-nos numa sociedade santa de filhos e filhas de Deus.

4. A Assunção de Maria ao Céu – Quem é aquela que sobe do deserto? A nova Eva encontra o seu bem-amado. As núpcias de Maria concluem-se no Céu junto do seu Esposo que ela amou mais que a si mesma. O Senhor fez por ti maravilhas; santo é o seu nome!
5. A coroação de Maria, no Céu, como Rainha dos anjos e Santos – A princesa é apresentada ao Rei. A Virgem verdadeiramente humilde tornou-se a Rainha sempre orante e Padroeira. Ela goza da confiança do Senhor dos seus domínios. Não nos esqueçamos de dirigir as nossas súplicas a uma Rainha que só nos quer bem.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: