Gabriel Silva

Rosário – Abril: Dedicado à Sagrada Face de Jesus

In Espiritualidade on 01/04/2009 at 09:22

A harmonia ou a desarmonia do casal, da família incide directamente no maior ou menor equilíbrio do indivíduo e da sociedade. Nada há mais vitalizante para a criança, para o adolescente, para o jovem, para o adulto e para o idoso do que um ambiente familiar acolhedor, amigo, respeitador, fraterno, alegre…

 A vocação matrimonial é um projecto, uma construção a dois, que dia a dia vão integrando o amor e as dificuldades, as afinidades e diferenças, as alegrias e tristezas. A vocação matrimonial é exigente e por isso supõe uma preparação cuidada, à altura dessa exigência, para poder fazer face aos embates normais da vida. A família é um lugar de aprendizagem; é no ambiente familiar que se adquirem os valores autênticos cristãos e civis. É lá que se aprende a encarar as dificuldades como desafios à maturidade e não como obstáculo à felicidade.

 Apresentemos a Deus Pai as nossas intenções

 * Para que as nossas famílias sejam sempre promotoras da cultura da vida, acolhendo-a sempre e sejam escolas de amor à pobreza e templos onde se aprende a encontrar Deus.

* Recorrendo à intercessão de Maria, peçamos para as famílias a união nas dificuldades, e roguemos para que sejam lares onde se vive como filhos de Deus e irmãos dos homens.

 *Imploremos que todos descubram nas suas próprias famílias o dom da solidariedade com os necessitados, e supliquemos que todas as nossas famílias se abram ao Evangelho da graça e da paz.

 Oremos: Dai, Senhor, às nossas famílias o sentido da vida eterna e o desejo da santidade, e que cada lar seja templo no qual a mesa da terra seja sinal e escola da da Eucaristia, onde tudo se partilha.

 

MISTÉRIOS COZOSOS (segundas e sábados)

 

1. A anunciação do Anjo a Maria – Bendita és tu, filha de Israel!

O Espírito Santo estende sobre ti a sua sombra, e a tua resposta muito simples traz-nos o Salvador: «Faça–se em mim segundo a tua palavra». Maria, faz-nos humildes e dóceis à Palavra de Deus.

 2. A visita de Maria a Santa Isabel – Bendita és tu entre todas as mulheres!

Maria, com um simples gesto acolhes o teu Filho e partes, alegre, para ajudar a tua parente Isabel. Repitamos todos: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus».

 3. O nascimento do Menino Jesus em Belém – Paz aos homens que Deus ama!

O nascimento do Emanuel manifesta a humildade de Deus, que não hesitou em assumir a nossa natureza mortal. Ao adorarmos esta criancinha, que é o Filho de Deus, adoramos o Todo-Poderoso que vem até nós.

 4. A apresentação do Menino Jesus no Templo – Felizes os pacificadores…

Esta paz veio visitar Simeão: o seu pedido foi atendido, e ele nada mais espera na terra. Esta mesma paz vem visitar todos os corações sinceros que se esforçam por viver à luz do Evangelho. Sim, felizes os pacificadores!

 5. O encontro do Menino Jesus no Templo, entre os doutores – Eu te ensinarei, eu te indicarei o caminho a seguir.

Senhor, ajuda-nos a ser dóceis aos teus ensinamentos, e também aos teus conselhos. Faz crescer em nós o desejo de Te procurar, de Te conhecer, de Te amar e de Te encontrar em todas as coisas.

 

MISTÉRIOS LUMINOSOS (quintas-feiras)

 

1. O Baptismo de Jesus no rio Jordão – Em ti pus o meu encanto.

Senhor, compadece-Te das minhas trevas e conduz-me à vida da graça. Aumenta em mim, todos os dias, o teu amor. Obrigado por me teres feito teu filho e teu herdeiro pelo santo baptismo.

 2. A revelação de Jesus nas Bodas de Cana – Fazei tudo o que Ele vos disser…

Jesus transforma a água das abluções em vinho das bodas: penhor de que nos traz o vinho do Reino e do amor que expande a felicidade. Peçamos a Deus nos conceda o alimento da vida, da sua Vida.

 3. O anúncio do Reino de Deus. Um convite à conversão – Arrependei-vos e acreditai no Evangelho.

Senhor, fazei-nos voltar para Vós na fé e humildade, confiantes na tua misericórdia; abre os nossos corações e ensina-nos a viver segundo a tua palavra de amor e de verdade.

 4. A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor – O seu rosto resplandeceu…

Senhor, reveste-nos da tua Beleza, faz resplandecer em nós o brilho do teu rosto… Que a felicidade que nos prometes nos transmita força para caminharmos na tua presença ao longo da nossa vida cristã. Peçamos a Deus nos conserve na plena comunhão da Igreja.

 5. A instituição da Eucaristia na última ceia de Jesus com os Apóstolos – Jesus amou-os até ao fim.

Senhor, nós Te damos graças pelo dom do teu Corpo e do teu Sangue, pela tua presença viva e santa, pela força, pela alegria e pelo amor que nos ofereces na tua Eucaristia.

      Peçamos a Deus que nos conserve sempre na comunhão da Igreja.

 

 

MISTÉRIOS DOLOROSOS (terças e sextas)

 

1. Oração e agonia de Jesus no Horto das Oliveiras – Por eles me entrego totalmente.

No rosto de Jesus podemos contemplar as lesões provocadas pelos nossos pecados. E através da sua oração adivinhamos a força do seu Amor que anuncia já a nossa Redenção.

 2. A flagelação de Jesus – Quanto a Jesus, depois de O terem flagelado…

Jesus aceita este suplício injusto e cruel porque quer salvar todos aqueles que sofrem nos seus corpos.

      Peçamos que a sua graça destrua a onda de violência e de crueldade de que podemos ser vítimas ou cúmplices.

 3. A coroação de espinhos de Jesus – O meu Reino não é deste mundo.

Jesus é Rei do Universo e não um grande deste mundo. No entanto, frequentemente, os nossos corações estão longe d’Ele, e não são rectas as nossas ambições.

      Senhor, ensina-nos a procurar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça.

4. Jesus a caminho do Calvário, com a Cruz aos ombros – O Senhor vem em minha ajuda e por isso não sinto os ultrajes.

      Senhor, ajuda-nos a levar a nossa cruz e a conformar-nos com as provações. Ensina-nos a não tornar pesados os fardos dos nossos irmãos, mas a aliviá-los nos seus sofrimentos.

 5. A crucifixão e morte de Jesus – Tudo está consumado…

      Obrigado, Jesus, por amares-me tanto até dares a tua vida por mim na cruz, resgatando-me da morte e oferecendo-me a tua vida divina. Cura-me, converte-me. Atrai os corações daqueles que se encontram longe de Ti e da tua presença.

      Peçamos a Jesus nos faça compreender o mistério do seu sacrifício.

 

 MISTÉRIOS GLORIOSOS (quartas e domingos)

1. A ressurreição de Jesus – Ide depressa dizer aos discípulos: «Ele ressuscitou!».

      Senhor, faz-nos crescer na fé, que nunca duvidemos da tua ressurreição ou do teu amor. Vem aos nossos, renova-nos, conserva-nos na alegria. Ajuda-nos a vencer o mal pelo bem.

 2. A ascensão de Jesus ao Céu – Jesus elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos.

      Senhor, concede-nos a felicidade do Céu e dos bens imperecíveis. Ajuda-nos a desprender-nos das seduções deste mundo efémero. Este mundo passa, com os seus prazeres, mas quem faz a vontade de Deus vive eternamente.

 3. A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os apóstolos reunidos no cenáculo – Dar-vos-

-ei o meu Espírito.

      Senhor, dá-nos o teu Espírito Santo e que Ele ilumine os nossos pensamentos, as nossas palavras e todas as nossas acções. Concede-nos uma força alegre e amável para testemunhar bem o teu Reino.

 4. A Assunção de Nossa Senhora ao Céu, em corpo e alma – Todas as gerações me chamarão bem-

-aventurada.

      «Levar-vos-ei para junto de mim, para que onde eu estou, estejais vós também». Sim, ó Senhor, concede-nos a graça duma boa morte, bem como a todos aqueles que colocaste no nosso caminho. Aceita as nossas orações pela salvação da humanidade.

 5. A coroação de Nossa Senhora, no Céu, como Rainha dos anjos e santos – O dom gratuito de Deus: a vida eterna.

      A glorificação da Virgem Maria anuncia a nossa futura glória. Senhor, concede-nos a perseverança, conserva-nos fiéis até ao fim. E dá-nos a graça de amar sempre, mais e mais, a Maria, Rainha do Céu e nossa Rainha.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: