Gabriel Silva

São Francisco Coll

In Personagens on 24/04/2009 at 09:46

franciscocoll

FRANCISCO COLL nasceu em Gombreny, Gerona (Espanha), a 18 de Maio de 1812. Era o mais novo de dez irmãos. Pouco depois morreu o seu pai e a mãe enfrentou grandes dificuldades económicas.

EM 1823 o futuro dominicano iniciou os estudos no seminário de Vich (Barcelona), e reside em casa da família Puigselloses, com o compromisso de dar aulas às crianças da casa. Em 1830 entra na Ordem de São Domingos, no convento de Gerona. Mas em 1835 o Governo central decreta a supressão das Ordens religiosas e o Fr. Coll vê-se obrigado a residir fora do convento: durante esses anos reafirma a sua vocação dominicana com uma grande fidelidade às suas regras, obediência fiel aos seus superiores e um grande amor a tudo o que constituía a sua vocação dominicana. Em 1836 recebe a ordenação sacerdotal em Solsona, Lérida. Intensifica então ainda mais a sua dedicação à vida pastoral: catequeses, confissões, direcção espiritual e sobretudo, pregação.

Foi pregador durante mais de 40 anos e director da Ordem Terceira de São Domingos.

Santo António Maria Claret, arcebispo e fundador dos Filhos do Coração Imaculado de Maria, companheiro de pregação de Francisco Coll, disse dele: «onde eu preguei, podia vir o P. Coll juntar algo mais;  mas onde ele tinha pregado eu não ia lá  fazer nada». Em 1856 fundou a Congregação das Dominicanas da Anunciação da Bem-Aventurada Virgem Maria (conhecidas como «Dominicanas da Anunciata»), direccionadas para a educação feminina. Em 1860 ficou completamente cego, vindo a falecer em 1875, na cidade catalã de Vich.

Aquela Congregação obteve aprovação do Papa Pio X em 1910, tendo hoje mais de mil religiosas espalhadas por África, Europa e América.

Em 1930 iniciou-se o seu processo de beatificação na Diocese de Vich. Em 1970 o Papa Paulo VI proclama as Virtudes Heróicas do Servo de Deus e mais tarde o mesmo Papa marca a data de 22 de Outubro de 1978 como data da cerimónia de Beatificação. A morte de Paulo VI levou ao seu adiamento, tendo a Beatificação sido celebrada já por João Paulo II, no dia 29 de Abril de 1979.

O Papa Bento XVI procederá à cerimónia da sua canonização no dia 11 de Outubro de 2009, na cidade de Roma.

(Fonte: Vaticano)

Advertisements
  1. Encontrei este relato sobre Padre col, e está muito bom, queria divulgar, seria possivel lançar aqui??? está no blog http://www.sociedadeapostolado.blogspot na parte de santos

    http://sociedadeapostolado.blogspot.com/search/label/Vida%20dos%20Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: