Gabriel Silva

Crónica da Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana

In Actividades on 30/09/2011 at 13:53

24-25 de Setembro de 2011, por fr. Gonçalo P. Diniz, op, retirado de Traço de União

Decorreu neste último fim-de-semana – 24-25 de Setembro – a 56ª Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana, sob o tema ‘Pregação e Cultura’.

O referido tema não só constitui uma temática caracteristicamente dominicana, que trata da eficácia do anúncio da fé e da sua plausibilidade no mundo cultural de hoje, como também tem sido uma preocupação prioritária do actual Papa.

A Peregrinação deste ano, que uma vez mais – graças a Deus – contou com uma grande adesão por parte dos rosaristas e dos membros dos diferentes ramos da Família Dominicana espalhados pelo país, assim como de muitos amigos e ‘simpatizantes’ da espiritualidade dominicana, contou com a presença de D. Antonino, Bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco. Uma presença constante e sempre disponível ao longo de todos os principais encontros desta Peregrinação.

A Peregrinação deste ano principiou às 14h:30 de Sábado, dia 24 de Setembro, com a chegada dos participantes à igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima. Seguiu-se uma breve apresentação das Dioceses e, ainda antes da abertura do painel sobre a ‘Pregação e Cultura’, foram apresentadas algumas peças pelo coro do colégio de S. José de Coimbra.

O referido painel, com o tema ‘Pregação e Cultura’, sob a moderação do Fr. Carlos Furtado, estava constituído, por ordem de intervenção, pelo Fr. Gonçalo, a Ir. Deolinda, a Ir. Assunção Faustino, o Dr. José Carlos, a Ana Margarida Lucas e a Joana Guiomar. Esta última proporcionou à assembleia um belo momento musical, através de um saxofone, demonstrando que a pregação não se faz só pela palavra, mas também através de instrumentos musicais.

Seguiu-se uma procissão para a Capelinha das Aparições e saudação a Nossa Senhora. Nesta ocasião tivemos ocasião de escutar a pregação do Fr. José Nunes. Uma pregação inspiradora, tendo a temática deste Encontro como pano de fundo.

À noite, o grupo juntou-se à habitual celebração do Rosário na Capelinha das Aparições, pelas 21h:30.

A nossa Peregrinação coincidiu este ano com um número inusitado de outras peregrinações, nacionais e estrangeiras (até do Vietname e das Filipinas!), o que determinou que estivessem muitos milhares de fiéis no recinto do Santuário, com um efeito particularmente impressivo à hora da procissão das velas.

O dia terminou com uma Vigília de Oração, que decorreu na igreja da Santíssima Trindade, organizada pelos mais jovens, onde se destacou a encenação das nove maneiras de orar de São Domingos.

O dia de Domingo começou extremamente cedo, logo às 08h:00, com uma oração matinal presidida pelo Fr. José Carlos Lucas, também na igreja da Santíssima Trindade. Estava um bocado desfalcada ao princípio, mas, paulatinamente, lá se foi compondo de moldura humana.

Às 10h:00 procedeu-se à celebração do Rosário na Capelinha das Aparições, sob a presidência de D. Antonino.

O mesmo D. Antonino presidiu e pregou na Eucaristia de encerramento do Encontro. Seguiu-se uma procissão solene no recinto do Santuário, com a saída da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

Com estas liturgias solenes se rematou mais esta Peregrinação Nacional, na esperança que possa ter servido de catalisador para a vida espiritual de todos os que nela participaram e de todos aqueles – vivos e defuntos – por quem se pediu.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: