Gabriel Silva

DIA DA FAMÍLIA DOMINICANA

In Mestre Geral on 04/11/2011 at 16:01

Mensagem de Fr. Bruno Cadoré, Mestre da Ordem

Seguindo a sugestão do Capítulo Geral de Providence (ACG Providence, 2001, nº 429), os irmãos são convidados a celebrar anualmente um dia da Família Dominicana. O Capítulo indicou o dia 7 de Novembro, dia de Todos os Santos da Ordem, como sendo a data apropriada e essa festa está já a chegar!

Nesse dia celebramos todos os santos da Ordem. Claro, há vários que conhecemos muito bem e tem mesmo o seu dia no calendário litúrgico. Mas neste dia «de todos os santos» celebramos também a memória daqueles que, conhecidos ou desconhecidos, que ao longo dos séculos escolheram viver explicitamente a proclamação do Evangelho como a sua forma de santificação. Aqueles que fazendo parte dos inúmeros irmãos e irmãs que Domingos alegremente via junto da Mãe de Deus.

É esta comunhão e através da partilha de uma mesma missão aquilo que nos une quando falamos de «Família Dominicana”. E esta comunhão na missão é marcada pela esperança que temos em comum de que a proclamação do Evangelho é o caminho no qual queremos acolher e responder à promessa de santidade.  Obviamente, esta comunhão é experienciada por intermédio das nossas múltiplas e diversas formas de colaboração, trabalhos e projectos assumidos em comum. Durante o meu primeiro ano de «peregrinação na Ordem» (uma expressão que tenho o prazer de tirar de Fr. Timothy Radlicffe), tive a grande alegria de ver em tantos lugares inúmeros frutos dessa comunhão e de admirar a Família Dominicana em acção.

Que bom que é ver os irmãos, irmãs e leigos partilharem a mesma alegria transmitida pelo seu encontro com Cristo; por viverem em fraternidade; por darem a conhecer a Palavra de Vida; por demonstrarem esperança no coração do mundo! Sim, a Família Dominicana não é em primeiro lugar uma questão de definição, mas é construída onde quer que aprendamos a viver juntos esta alegria de partilhar o Evangelho com o mundo, pela pregação e contemplação; pelo nosso trabalho visível ou por formas mais discretas; pela comum convicção que o mundo é capaz de bondade e pode ser um lugar de Deus. A Família Dominicana constrói-se no respeito do carisma próprio de cada um, procurando em conjunto proclamar o Evangelho pelo sinal da fraternidade.

É esta alegria partilhada que convidamos a celebrar neste Dia Anual. Sem dúvida várias iniciativas terão lugar em muitos locais onde a Ordem está presente. E se, com a aproximação do Jubileu da Ordem, nos empenharmos todos na celebração desde Dia, tal poderá ser uma bonita preparação para 2016, que será para todos uma oportunidade de voltar de novo às fontes da nossa missão comum. É um dia para convidar também a todos aqueles que de tantas maneiras querem dedicar-se a esta missão. É um dia para criar juntos e para imaginar novas maneiras de colaboração, novas formas de participar nesta «família» cuja esperança é a de sermos irmãos e irmãs através do anúncio do evangelho como a Boa Nova para o nosso mundo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: