Gabriel Silva

Crónica do início das celebrações

In Frades on 13/03/2012 at 09:35

O CINQUENTENÁRIO DE UMA PROVÍNCIA

 

Para que servem os aniversários? Para fazer um balanço ou reviver o passado ou preparar o futuro? Para as pessoas, o significado é diferente do das instituições. Nestas, são sempre um olhar de futuro e foi o que aconteceu em Fátima, no passado domingo, dia 11 de Março, onde foi celebrada a restauração da Província Portuguesa dos Irmãos Pregadores ou Dominicanos.

Cinquenta anos são já uma bonita idade para se decidir, olhar e ver, ouvir e falar do que gostamos. Diante de uma plateia atenta e interessada, o P. Provincial abriu a sessão comemorativa com uma evocação histórica, feita pelo fr. José Carlos Lopes de Almeida, Arquivista da Província, que falou dos diferentes tempos da restauração da Província desde D. Domingos Frutuoso, primeiro frade português desde a extinção das Ordens religiosas, passando pelo contributo de muitos frades da Ordem, em especial do Canadá, até à restauração da Província, neste dia de Março de 1962. Seguiu-se a passagem de um filme com fotografias dos frades canadianos sobre a sua presença em Portugal e por fim a leitura de uma carta escrita em português por um dos frades canadianos ainda vivos que esteve em Portugal e que ajudou a preparar a restauração da Província.

Na Missa de Acção de Graças, presidida pelo P. Provincial e animada pelo Movimento Juvenil Dominicano, o P. Provincial do Canadá felicitou e agradeceu aos dominicanos Portugueses a oportunidade dada à sua Província de ter podido trabalhar para a restauração da Província.

Tudo terminou com um lanche partilhado onde jovens, irmãs, leigos e frades conviveram, começando assim os festejos deste cinquentenário.

Agradeçamos a Deus este aniversário; não esmagados pela memória do passado mas que, com ele, possamos viver melhor a vocação de cada um e “pedir a São Domingos que nos ensine os caminhos do Senhor”.

11 de Março de 2012
fr. Francisco Martins de Carvalho, op

Texto originalmente publicado no site dos frades dominicanos

Fotografias de Fr. José Carlos Lopes Almeida, op

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: