Gabriel Silva

O Jubileu da Ordem Dominicana

In Jubilaeum 800 on 22/06/2015 at 11:43

Roma – Itália (Terça-feira, 12-05-2015, Gaudium Press)

O mês de novembro marcará o início da grande celebração do Jubileu pelos 800 anos da fundação da Ordem de Pregadores, mais conhecida como Padres Dominicanos pelo seu fundador, São Domingos de Gusmão. A abertura do Jubileu será realizada no dia 07 de Novembro de 2015, dia em que se iniciará também uma Peregrinação do Rosário que se estenderá para o dia 21 de janeiro de 2016. O encerramento do Jubileu será realizado no dia 21 de Janeiro de 2017.

O programa internacional do Jubileu está marcado por 14 eventos centrais, alguns dos quais se ocorrerão de forma simultânea nas províncias de todo o mundo enquanto os outros serão realizados em um lugar específico. “Somos convidados a voltar às origens da Ordem para recordar o momento fundacional em que São Domingos enviou aos nossos primeiros irmãos fora de sua casa, de sua família, de sua nação, para que descobrissem o gozo e a liberdade da itinerância”, expressa a apresentação oficial do Jubileu.

São Domingos de Gusmão sentiu a inspiração de fundar a Ordem dos Pregadores ao observar a confusão gerada pela heresia cátara entra a povoação católica da França. Este Santo espanhol decidiu dedicar 10 anos a visitar povos e cidades para pregar as verdades da Fé, unindo a esta atividade o testemunho de sua caridade e sua pobreza evangélica. Seu zelo apostólico e sua pobreza evangélica. Seu zelo apostólico e sua heroicidade motivaram uma grande fama de santidade, e a promoção da devoção à Santíssima Virgem através do Santo Rosário se converteu no traço característico de seu apostolado.

Por este motivo, a Peregrinação do Santo Rosário é um dos eventos centrais introdutórios. “No dia da abertura do Jubileu, o Mestre da Ordem abençoará alguns ‘rosários peregrinos’ que serão enviados a todos os mosteiros dominicanos no mundo inteiro”, anunciou a Congregação. “Ditos rosários serão um símbolo de comunhão para toda a Família Dominicana em oração. Um calendário do Jubileu ficará dois dias em cada mosteiro da Ordem nos quais este poderá convidar a Família Dominicana local para orar com o Santo Rosário, de modo que formemos uma cadeia contínua ao longo do ano jubilar”.

Outros dos eventos destacados incluem uma peregrinação pelo Caminho de São Domingos pelos lugares característicos do nascimento da Ordem, um Simpósio sobre a Palavra de Deus em Roma no mês de fevereiro, o Capítulo Geral de Bolonha, o Dia Jubilar do Santo Rosário e um Congresso para a pregação da Ordem. O Jubileu será encerrado de maneira solene em uma Missa na Basílica São João de Latrão em Roma. (GPE/EPC)

Fonte:gaudiumpress.org,

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: