Gabriel Silva

Apelo aos dominicanos para a Conferência sobre o Clima

In Internacional, Justiça e Paz on 29/09/2015 at 14:26

Fr. Mike Deeb op, representante da Ordem Dominicana junto das Nações Unidas, convida os  membros da Família Dominicana para que estejam presentes na grande conferência sobre o Clima que terá início em Dezembro de 2015 na cidade de Paris. «Que a nossa pregação seja benéfica para o planeta!».

Mike Deeb considera a cimeira da ONU  sobre a mudança climática como um momento crucial. Vai decorrer de 30 de Novembro a 11 de Dezembro. «Depois de anos de decepções espera-se que as negociações que se vão levar a cabo este ano resultem num pacto honesto, ambicioso e juridicamente vinculativo sobre a redução de gases de efeito estufa, a fim de limitar o aquecimento global».

A mudança climática é a maior ameaça à vida na Terra. 97% dos cientistas estão convencidos de que as rápidas mudanças que temos vivenciado, resultam como consequência do comportamento humano.

O papa Francisco escreveu na sua encíclica Laudato Si (23-26), que um pacto internacional vinculativo é de grande importância. «Todos quantos se preocupam devem aproveitar esta oportunidade para colocar pressão sobre os chefes de governo para estes se focarem na importância de todo o planeta», escreve Deeb.

No entanto, não é apenas importante aqueles poucos dias da cimeira: é necessário uma ampla coligação de muitas pessoas e organizações que servem o mesmo propósito, declara o representante da ONU Dominicana. «Nós sentimos que temos que desempenhar um papel como dominicanos através da nossa rede e instituições em todo o mundo». A mudança climática não é apenas uma questão ambiental ou económica. É também uma questão espiritual e ética, como o Papa tem mostrado profundamente.

Michale Deeb pede para partilhar-nos o seu apelo com todos os frades, irmãs e leigos dominicanos. Aqueles que querem cooperar podem contatá-lo através de mike.deeb@un.op.org  As contribuições também são bem-vindos na forma de apoio financeiro para as despesas de viagem e alojamento dos Dominicanos, ou através da participação nas grandes manifestações de 28 de Novembro e 13 de Dezembro.

Pode ler a carta/apelo de fr. Mike Deeb op em inglês, castelhano  e francês.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: