Gabriel Silva

OITAVO CENTENÁRIO DA CONFIRMAÇÃO DA ORDEM

In Documentos, Jubilaeum 800, Mestre Geral on 20/10/2015 at 14:32

OITAVO CENTENÁRIO DA CONFIRMAÇÃO DA ORDEM

Enviados para pregar o Evangelho

Se o nosso Jubileu nos convida a voltar às origens da Ordem, paradoxalmente, é assim que vamos relembrar como São Domingos  enviou os seus primeiros frades. Saindo da sua casa, da sua família, e da sua sua nação, de modo a descobrirem a alegria e a liberdade da itinerância.

ACP Trogir, 40

Prot. 50/15/680 Jubilee_2016

Queridos irmãos e irmãs,

É com grande alegria que eu escrevo esta carta para anunciar a abertura e o programa do Jubileu dos oitocentos anos da confirmação da Ordem dos Pregadores que celebraremos a partir do 7 de novembro de 2015 até 21 de janeiro 2017 (cf. ACG Trogir 58, 3). Esta celebração de 800 anos da confirmação da nossa Ordem vai coincidir com o Jubileu extraordinário da Misericórdia anunciado pelo Papa Francisco.

Pregadores da Misericórdia

A coincidência destes dois jubileus tão caras à nossa história, a nossa vida e missão Dominicana, para nós, isso significa um chamamento especial para renovar o nosso ministério da Palavra, durante a celebração do nosso oitavo centésimo aniversário, em torno da missão específica da Igreja: «anunciar a misericórdia de Deus, que ao seu modo, deve penetrar no coração e na mente de cada pessoa».

O capítulo geral de Trogir escolheu como tema do ano jubilar da Ordem “enviado para pregar o Evangelho” (ACG Trogir 2013, 50) e convida-nos a refletir sobre as seguintes questões: A quem somos enviados? Para quê somos enviados? Com quem? O que trazemos ao sermos enviados? Este mesmo capítulo deu uma resposta a esta última pergunta: somos enviados a pregar a boa notícia da ressurreição de Cristo. Acreditamos que a sua ressurreição é a revelação definitiva do amor do Pai para Jesus e para com o mundo. A ressurreição de Cristo é a revelação mais clara d”a misericórdia de Deus para com os pobres“. Pregar a ressurreição é pregar um novo caminho da amizade com Deus. É esta graça que fez São Domingos um pregador exemplar,  “o pregador da graça“. Esta feliz coincidência, portanto, permite-nos unir o nosso ano jubilar ao Jubileu da Igreja – os pregadores do Evangelho são os pregadores da graça, e os pregadores da graça são os pregadores da misericórdia de Deus.

Na Bula papal de proclamação do Jubileu extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco expressou a sua intenção de enviar missionários da misericórdia durante a Quaresma do Ano Santo de 2016. Como irmãos e irmãs da Ordem, nós sentimo-nos particularmente desafiados, porque desde o primeiro dia da nossa entrada na Ordem, e antes de fazer a profissão religiosa, pedimos  «a misericórdia de Deus e a dos irmãos». No seu caminho de vida evangélica, Domingos tentou continuamente dar testemunho de Jesus, da presença da misericórdia de Deus entre nós, e é por esta razão que a sua vida de pregador era o seu caminho de santidade: uma vez que ele decidiu, por um generoso gesto de misericórdia vender os seus livros a fim de não «estudar sobre a pele morta quando houve homens que estavam a morrer de fome», ele estava convencido de que a evangelização da Palavra de Deus deve ser feito através do testemunho da caridade da verdade.

A abertura solene do Jubileu da Ordem será realizada no dia 7 de Novembro, em cada comunidade da Ordem. Na Cúria geral de Santa Sabina irá celebrar-se também solenemente a oitavo centésimo aniversário da confirmação da Ordem com a celebração da Eucaristia durante a festa de Todos os Santos. Convido todas as Províncias, Vice-províncias, comunidades, entidades, congregações, fraternidades e outras instituições dominicanas para celebrar este dia nas suas comunidades, como um sinal de comunhão fraterna na confirmação da Ordem que agora celebramos.

Durante este ano do Jubileu da Ordem, muitos eventos internacionais serão realizados, cujo calendário anexo à presente carta. A sua finalidade é promover a participação de toda a família Dominicana nestas reuniões internacionais, bem como as organizadas localmente em cada província, entidade, congregação e comunidade. Eu particularmente exorto os priores provinciais para facilitar a participação dos irmãos nas actividades do Jubileu. O coordenador de cada evento irá fornecer informação relativo à inscrição e participação em cada actividade do Jubileu.

Como “enviados a pregar o evangelho“, durante o ano jubilar, vamos seguir o caminho da Palavra, graças à Lectio Divina “a renovação da nossa vida Dominicana começa com a unificação de toda a nossa existência, através da escuta atenta da Palavra, uma vida de oração e contemplação, em silêncio e estudo “(Cf. ACG Trogir, 42). Ela terá quatro secções: lectio, estúdio, meditatio et oratio. Ela será publicado diariamente no site internet do Jubileu nas três línguas oficiais da Ordem.

Para obter mais informações sobre as actividades e as datas da celebração do Jubileu da confirmação da Ordem, eu os convido a visitar o nosso site: http://www.op.org/es/jubilee  http://www.op.org/en/jubilee  – http://www.op.org/fr/jubilee).

O nosso Santo Padre Domingos queria guiar a Ordem sob o patrocínio de Maria, Mãe de Misericórdia; razão pela qual até recentemente, nós comemorássemos o aniversário da confirmação da Ordem no dia 22 de Dezembro, ao mesmo tempo que a festa do Patrocínio de Maria em toda a Ordem. Que Maria, Mãe dos Pregadores intercede pela sua Ordem para que Deus, o Pai da Misericórdia conceda aos filhos e filhas de Domingos a graça do Espírito, para que eles possam anunciar, através das suas vidas e das suas palavras no mundo de hoje e de amanhã, a vinda da misericórdia.

Fraternalmente em nosso Pai São Domingos,

fr. Bruno Cadore, O.P.
Mestre da Ordem
Roma, a 21 de Setembro de 2015

Anexo: CALENDÁRIO DE EVENTOS DO JUBILEU

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: