Gabriel Silva

Mensagem do Mestre Geral para a abertura do Jubileu

In Jubilaeum 800 on 07/11/2015 at 15:40
cadore01
É com muita alegria que saúdo todos os frades, irmãs e leigos dominicanos nesta abertura do ano do Jubileu da Ordem dos Pregadores. E faço-o a partir da Basílica de Santa Sabina, que foi entregue a São Domingos. Porquê? Antes de mais porque Santa Sabina é o lugar onde se enraizou a pregação de Domingos.
Domingos gostava muito de rezar aqui, gostava contemplar, falar com Deus. Gostava muito que os mistérios da vida de Cristo habitassem na sua própria vida. E, além disso, também gostava, como se conta, de falar a Deus daquelas e daqueles com quem se tinha encontrado, aqueles a quem tinha falado do Evangelho da Paz. E aí, na sua conversa com Deus, encontrava a força para sair novamente a pregar. Sair a pregar era, para ele, como mostra o mosaico de Santa Sabina, pregar a unidade. A unidade entre a circuncisão e a gentilidade, a unidade entre aqueles que crêem e aqueles que não crêem, a unidade de todos, porque todos somos capazes de uma mesma comunhão. Isto é o que Domingos queria anunciar. E ele encontrava a força para o fazer na visão de Pedro e Paulo: Paulo entrega-lhe a Escritura, a revelação, a unidade e o desígnio de Deus, enquanto Pedro lhe entrega o bastão do peregrino para que possa partir. Então, Domingos, sai e abre a porta!

O Jubileu na Ordem consiste nisto: ele abre a porta, olha para a porta e vê nela a primeira representação da crucifixão. Pregar o Evangelho da paz é pregar a vida dada em abundância por um Messias crucificado. Então, ele sai e vai ao encontro daqueles e daqueles para os quais Cristo o precede.
Um lema para este Jubileu: Vai e prega!
Fr. Bruno Cadoré OP
Mestre da Ordem dos Pregadores
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: