Gabriel Silva

7 de Outubro. Rosário, oração pela Paz

In Actividades, Espiritualidade, Jubilaeum 800 on 28/09/2016 at 15:28

rosario

Neste ano Jubilar dos 800 anos da Ordem dos Pregadores, a nossa Ordem convida as comunidades dominicanas a celebrarem no dia litúrgico de Nossa Senhora do Rosário, 7 de Outubro, uma celebração orante pela PAz, tendo disponbilizado um Guião para tal celebração da qual se apresenta a versão em portugês.

GUIA DA CELEBRAÇÃO DO ROSÁRIO. ORAÇÃO PELA PAZ

  1. Saudação do Presidente
  1. Introdução

O Rosário, ou o Terço do Rosário, sempre foi entendido como uma oração pela Paz. Primeiro, porque nos convida a contemplar Jesus – o Príncipe da Paz. Depois, porque o seu caracter meditativo e a sucessão tranquila de Avé-Marias tem um efeito pacificador. Finalmente, porque produz em nós frutos de caridade, misericórdia, compaixão e solidariedade por todos os que sofrem por não terem paz.

Ao rezar o Terço do Rosário, por outro lado, comprometemo-nos a ser construtores da Paz no nosso mundo, dilacerado por tantas formas de violência e guerras.

  1. Cântico inicial
  1. Primeiro Mistério Gozoso: A anunciação do Anjo a Maria

Ev.S.Lucas,1,26-28 – «Ao sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»

Meditação – Neste Mistério rezemos por todos os que vivem na pobreza, pelos que não têm o necessário para viver e pelos países, comunidades ou pessoas com dívidas que não podem pagar.

Pai Nosso (1 vela vermelha)

10 Avé Marias (1 vela branca em cada)

Glória

  1. Cântico
  1. Segundo Mistério Gozoso: A visitação de Maria a sua prima Isabel

Ev.S.Lucas,1,39-45 – «Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.»

Meditação – Neste Mistério rezemos pelo bem da Terra e de toda a Criação. Que Deus continue a abençoar a Terra e todas as Criaturas e que nós cuidemos da natureza e do ambiente para podermos viver em paz.

Pai Nosso (1 vela vermelha)

10 Avé Marias (1 vela branca em cada)

Glória

  1. Cântico
  1. Terceiro Mistério Gozoso: O nascimento de Jesus

Ev.S.Lucas,2,4-7 – « José, deixando a cidade de Nazaré, na Galileia, subiu até à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e linhagem de David, a fim de se recensear com Maria, sua esposa, que se encontrava grávida. E, quando eles ali se encontravam, completaram-se os dias de ela dar à luz e teve o seu filho primogénito, que envolveu em panos e recostou numa manjedoura, por não haver lugar para eles na hospedaria.»

Meditação – Neste Mistério recordamos todos os que não têm paz porque são escravizados ou vítimas de maus tratos e violências, pelas crianças exploradas com trabalhos e que não podem ir às escolas aprender.

Pai Nosso (1 vela vermelha)

10 Avé Marias (1 vela branca em cada)

Glória

  1. Cântico
  1. Quarto Mistério Gozoso: Apresentação de Jesus no Templo

Ev.S.Lucas,2,22-24 – «Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: ‘Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor’ e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas.»

Meditação – Neste Mistério pedimos a Deus por todos os imigrantes e refugiados, para que encontrem pessoas e comunidades que os acolham bem e novas oportunidades de vida.

Pai Nosso (1 vela vermelha)

10 Avé Marias (1 vela branca em cada)

Glória

  1. Cântico
  1. Quinto Mistério Gozoso: O menino Jesus perdido e encontrado no Templo

Ev.S.Lucas,2,41-50 – «Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele chegou aos doze anos, subiram até lá, segundo o costume da festa. Terminados esses dias, regressaram a casa e o menino ficou em Jerusalém, sem que os pais o soubessem. (…) Não o tendo encontrado, voltaram a Jerusalém, à sua procura.Três dias depois, encontraram-no no templo, sentado entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos quantos o ouviam, estavam estupefactos com a sua inteligência e as suas respostas. Ao vê-lo, ficaram assombrados e sua mãe disse-lhe: «Filho, porque nos fizeste isto? Olha que teu pai e eu andávamos aflitos à tua procura!».

 Meditação – Pensemos e rezemos por todas as famílias que se separam e perdem no meio das guerras, e ainda por todas as crianças que ficam órfãs e mutiladas.

Pai Nosso (1 vela vermelha)

10 Avé Marias (1 vela branca em cada)

Glória

  1. Cântico
  1. Oração Final

– 3 Avé-Marias + Salvé Rainha

– Deus, Nosso Pai, concede-nos o Teu Espírito para construirmos e vivermos como uma só família em toda a Terra, irmãos e irmãs uns dos outros, vivendo em paz e unidade entre todos. Isto mesmo o pedimos por intercessão de Maria, Nossa Mãe, e por Jesus, Teu Filho e Nosso irmão, que é Deus contigo e Deus connosco na unidade do Espírito Santo. AMEN.

  1. Hino do Jubileu

Laudare, Benedicere, Praedicare

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: