Gabriel Silva

Sobre nós

Este é um site onde se dão a conhecer as actividades da «Família Dominicana»em Portugal.

A «Família Dominicana» é o conjunto de entidades e organismos com actividade em território nacional que pertencem à «família» espiritual de São Domingos de Gusmão e à Ordem dos Pregadores.

_____________  XXX ______________________________

Ordem dos Pregadores e Família Dominicana

O carisma de Domingos, dom de Deus para a Igreja, é uno e indivisível: a graça da pregação que se nutre e cresce na contemplação. Este carisma, pela sua grande vitalidade apostólica vai-se revelando sucessivamente no ao longo do tempo com nova e expressiva riqueza e, por sua vez, torna-se realidade histórica concreta mediante formas e maneiras de estar diferentes de vida apostólica, graças à sua grande capacidade de entusiasmar mulheres e homens, jovens e adultos, crente em Jesus e testemunhas do Reino.

O nome de “Ordem dos Pregadores” designa aqueles que chamados pelo Espírito Santo, e cujo modo de vida, confirmado pela Igreja, deriva do carisma particular dado a São Domingos. O nome “Família Dominicana” evoca a junção mútua visando uma maior unidade de todos os chamados pelo mesmo Espírito a participar de diferentes formas neste carisma. Em diferentes etapas históricas e sucessivas, ambas constituem um processo homogéneo e sem quebras. Todos na Família Dominicana nos sentimos unidos, irmanados, pela única missão de pregação “da palavra de Deus, anunciada ao mundo em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo”, segundo o estilo de Domingos.

No decorrer do tempo nascem do mesmo tronco da Ordem novos grupos com os seus projectos de vida e missão, inspirados nos traços característicos do carisma Dominicano, e adquirem formas jurídicas diferentes, de acordo com a época.

Na actualidade:

Os Frades prometem obediência ao Mestre da Ordem «conforme as leis dos Pregadores»; as Monjas fazem profissão ao Mestre da Ordem e estão unidas ao frades num sentido espiritual. Os Leigos “incorporam-se na Ordem” nas Fraternidades Leigas de São Domingos, fazem a sua promessa ao Mestre da Ordem, e seguem a “Regra das Fraternidades Leigas de São Domingos” aprovada pela Igreja. De modo semelhante, as Fraternidades Sacerdotais de São Domingos procuram “conformar a sua vida e o seu ministério com o espírito de São Domingos”.

As irmãs das distintas Congregações Dominicanas, tão numerosas na nossa Família, participam na missão e no carisma da Ordem através da riqueza dos seus carismas congregacionais, ainda que não tenham nenhum vínculo jurídico ao Mestre da Ordem. São Congregações agregadas à Ordem pelo Mestre Geral, conservam a sua total autonomia e podem propor ao Capítulo Geral dos frades os seus desejos e sugestões referentes à Família Dominicana. Os Institutos Seculares agregados à Ordem “abraçam a profissão dos conselhos evangélicos no mundo, segundo o espírito de São Domingos”.

As associações anexas assinaladas em LCO (Sagrado Nome de Jesus, do Rosário, do Anjo da Guarda e da Beata Imelda). Os novos grupos que podem ser reconhecidos pelos Capítulos Provinciais dos frades ou pelos Priores províncias com o seu Conselho ou pelas Prioresas Gerais das Congregações de Irmãs, os integrantes dos diferentes grupos do Movimento Juvenil Dominicano e muitas outras pessoas que, sem nenhum tipo de compromisso formal, participam e colaboram de diferentes formas com a missão da Ordem. A nossa Família foi sempre uma casa aberta que acolhe sem cessar novos membros, por isso o Capítulo de Bolonha afirmou que a Família Dominicana pode ser considerada como um movimento aberto a novas formas de vida e missão.

A “Ordem dos Pregadores” é composta por aqueles que mediante profissão (para os que seguem os conselhos evangélicos, as monjas e os frades) ou promessas (para os membros as Fraternidades Leigas e sacerdotes que se comprometem a um modo de vida evangélico adaptados à sua condição) feitas ao Mestre, integram-se na Ordem. A sua incorporação na Ordem implica o compromisso permanente de viver no estilo peculiar da sua vida dominicana, aprovado pela Igreja, que tem a Domingos como modelo exemplar.

Tanto irmãs como membros de Institutos Seculares, das Fraternidades Leigas e Sacerdotais, as monjas e frades podem ser considerados verdadeiramente por diversos títulos, integrantes da Ordem dos Pregadores, entendendo-se o termo Ordem num sentido amplo que inclui a todos os que assumem o compromisso de um género de vida particular, inspirado na vida e missão de São Domingos e aprovado pela Igreja, cada um segundo a sua própria condição e com a autonomia respectiva estabelecida nos seus próprios estatutos.

Se o termo Ordem expressa melhor uma organização jurídica precisa, a imagem de Família evoca a experiência de pertença mútua, pela qual nos reconhecemos e nos apoiamos mutuamente como irmãs e irmãos todos reconhecendo a São Domingos como Pai comum. Integrada nas Constituições pelo Capítulo Geral de 1968, esta imagem reflecte uma realidade antiga que quer ser vivida de um modo novo. Coloca em realce a comunhão fraterna entre os distintos ramos e a consciência de que esta realidade implica vínculos profundos entre nós e atitudes concretas de complementaridade e colaboração, e respeito mútuo e igualdade de dignidade, na diversidade e peculiaridades de cada ramo. Estas diferenças surgem da urgência da nossa missão, que exige serviços diversos e complementares.

O Mestre Geral, como sucessor de São Domingos à frente da Ordem, ocupa um lugar fundamental dentro da Família Dominicana, como “princípio e sinal de unidade”. Não obstante, “se bem que o Mestre Geral desempenha o mesmo papel com todos os ramos ao promover a fidelidade ao espírito de São Domingos, há que ter em conta que a sua relação com cada uma eles é de ordem e grau diferente”.

In “Actas do Capítulo Geral da Ordem dos Pregadores”, (Cap. VIII), realizado em Providence (EUA, 2001),

  1. Eu assim como a minha Familia vivemos em viseu e gostariamos de entrar para a grande Familia Dominicana.
    O que Faz?
    Muito Obrigado e que Deus vos Abencoe
    Jorge

  2. Eu gostaria muito de entrar para falia Dominicana. como isso pode aconteçer ,, obrigado aguardo resposta.

  3. Hola soy dominicana y acabo de llegar a Lisboa, me encuentro desorientada y no conozco a nadie, Me gustarºia contactar con ustedes.

    Un saludo,

    Laura Gonzalez
    922 26 21 10
    blossongirl12@hotmail.com

  4. boa noite eu ando a procura dum colegio interno para o meu filho se alguem sober de um que seja bom e barato digam obrigado e que deus esteja convosco magdarosario2009@hotmail.com

Deixe um comentário